Custos com Acreditação: reduz ou aumenta?

Acreditação é uma das ferramentas mais procuradas por quem quer investir em qualidade no seu serviço de saúde, porém existe uma pergunta frequente junto ao desejo da certificação, seja na metodologia ONA (Organização Nacional de Acreditação) ou em uma internacional, como Qmentum (Canadense) e JCI (Americana): “Quais os gastos que terei, ela vai me ajudar a reduzir ou irá aumentar os custos?”

Se quiser saber mais sobre o que é Acreditação, clique aqui.

Antes de chegar na resposta à pergunta do título desta publicação, precisamos relembrar os conceitos de custos, despesas e investimentos.

custos com acreditação ela aumenta ou reduz

Em linhas gerais, custos estão relacionados com a execução do seu serviço. Questione-se: “SEM este custo, consigo vender/executar meus serviços?” Se a resposta for não, o gasto sempre será considerado custo. Porém, para diferenciar despesa de investimento, a dica é questionar se o gasto irá agregar valor futuramente na empresa, ou trata-se de uma melhoria apenas para aquele momento? Afinal, investimentos são responsáveis por ampliar a lucratividade da empresa por meio de aquisição de bens ou para melhoria no serviço.

Quando falamos de Acreditação, para responder o questionamento se reduz ou aumenta o custo do serviço de saúde, faremos uma reflexão: a aplicação dela acontece em curto ou longo prazo?

A depender da opção escolhida, você terá sua resposta. Se sua implantação é imediata, não planejada, irresponsável e por um certificado apenas, você terá custos não esperados e o entendimento de que Acreditação lhe causou prejuízo financeiro.
A Acreditação é uma ferramenta de gestão, como sempre informamos aqui, e reúne todos os aspectos essenciais para uma boa gestão de serviços de saúde. Ela une dimensões, conceitos e práticas para uma administração de processos internos, priorizando a qualidade dos serviços oferecidos, com a saúde financeira sendo uma óptica observada.

Como redução de custos, a contribuição da Acreditação refere-se ao planejamento da gestão, como ao identificar e gerenciar custos importantes ou o padronizar de processos e exigir deles o nível de excelência, visando reduzir os erros nos processos de atendimento ao paciente, garantindo maior eficiência da equipe e redução de custos desnecessários a longo prazo aos serviços de saúde.Quer um exemplo? Pense em uma instituição sem processos definidos, mapeados, gerenciados e que vive de apagar incêndios. Consegue fazer relação com os gastos de tempo e dinheiro desta empresa, pelo reprocesso e desgaste diário que ela tem?

Se o seu entendimento é de que Acreditação agregará um valor futuro na sua instituição, entenda-a como investimento.  Se precisa de um time para ajudar nessa busca planejada e organizada para ter Acreditação como ferramenta de melhoria de processos e segurança do paciente, conte com a Acredite Qualidade Assessoria.

Mande-nos uma mensagem aqui ou aqui.

Deixe um Comentário