Levantamento de hospitais acreditados no Brasil foi realizado no ínicio de março de 2024 pelo time da Acredite Assessoria.
Um número alarmante vem à tona no cenário da saúde brasileira em 2024: a quantidade de hospitais acreditados. Apenas 9,7% possuem Acreditação, a certificação que atesta a qualidade dos serviços prestados. Essa constatação levanta sérias questões sobre a segurança e eficácia dos serviços oferecidos à população, além de destacar a necessidade urgente de melhorias no sistema de saúde.
Cenário anterior
Parece pouco, mas em 2021 o número de hospitais brasileiros certificados era de 447, o que representava 6,5% do total. Em três anos, este número aumentou para 621, entre hospitais que participam de algum programa de acreditação no país, nas metodologias que apresentadas abaixo (ONA, QMentum, JCI, ACSA e AACI):
A Acreditação, enquanto ferramenta de gestão, anteriormente conhecida como acreditação hospitalar é um processo de avaliação externa realizado por instituições especializadas, que analisam diversos aspectos da gestão, infraestrutura, recursos humanos, segurança do paciente e qualidade dos serviços. A obtenção dessa certificação não é apenas uma questão de prestígio, mas sim um indicativo sólido de que o hospital adota práticas alinhadas aos mais altos padrões de qualidade e segurança.
Benefícios da Acreditação para os Hospitais
Para entender a importância desse processo, Cláudio Albuquerque, sócio diretor da Acredite Assessoria, ressalta: “A acreditação é fundamental para garantir que os hospitais estejam em conformidade com as melhores práticas e protocolos estabelecidos internacionalmente. Ela não apenas melhora a qualidade do atendimento, mas também reduz os riscos de erros médicos e aumenta a confiança dos pacientes nos serviços de saúde”.
Além disso, a acreditação proporciona uma visão holística da instituição de saúde, promovendo a melhoria contínua em todos os setores. “Ao passar por esse processo, os hospitais são incentivados a implementar políticas de gestão de qualidade, capacitar seus profissionais e investir em processos estratégicos que contribuam para uma assistência com menos custos (eficaz) e mais segura”, destaca Cláudio Albuquerque.
No entanto, a baixa taxa de hospitais acreditados no Brasil evidencia a necessidade de uma maior conscientização por parte das instituições de saúde e dos envolvidos neste contexto. Investir na obtenção da acreditação não é apenas uma medida de compliance, mas sim um compromisso com a excelência e a segurança do paciente.
Acreditação é um processo voluntário, não obrigatório e que, apesar de nós que estamos inseridos neste contexto abordarmos com naturalidade, ainda precisa ser disseminado e conhecido. Falar da importância da Acreditação, das vantagens, ganhos e perspectivas de usá-la como instrumento de gestão estratégica.
A Acredite Assessoria tem o prazer de abordar este assunto. Se você ou sua instituição tem dúvidas sobre o tema, agende um momento virtual gratuito com nosso time. Basta entrar em contato conosco aqui neste canal ou nas redes sociais.