fbpx

Você sabe o que é Segurança Psicológica?

O Google analisou 180 de suas equipes para identificar padrões de sucesso. Dos padrões encontrados, o fator Segurança Psicológica foi considerado o mais importante deles.

Para entender este fator, vamos exemplificar uma situação: Você vai em uma reunião, fica com uma dúvida a respeito do que foi dito, olha para os lados e nota que ninguém pareceu ter este questionamento; logo, você pensa: “acho que eu deveria saber disso”, você se cobra. Este é um caso de falta de segurança psicológica.

Segurança psicológica é um senso de que a equipe não irá envergonhar, rejeitar ou punir alguém por se pronunciar.

Para a professora de Havard, Dra Amy Edmondson, o termo é “uma crença compartilhada pelos membros de uma equipe de que a equipe é segura para tomada de riscos interpessoais”; Se no ambiente há segurança para membros da equipe expressas suas opiniões, darem ideias, fazerem perguntas e, principalmente, caso algum erro tenha sido cometido, a equipe esteja ali para ajudar, não julgar ou culpar;

Naturalmente, ninguém quer parecer ignorante, intrusivo ou incompetente; logo, as pessoas criam uma barreira de autoproteção a não fazer perguntas, oferecer ideias e admitir seus próprios erros. Se o ambiente provê segurança psicológica, a equipe sentirá confiança em expressas opiniões e ações.

Você sabe medir a Segurança Psicológica da sua equipe?

Para trabalhar o tema, recomendamos que você realize uma pesquisa de campo com sua equipe, de forma anônima, para ter um cenário de forma exata. A partir dos resultados, você terá o estado atual do seu ambiente de trabalho e poderá começar o processo de modelagem de um ambiente mais seguro psicologicamente para todos.

Abaixo, 10 perguntas que levam em consideração os 4 aspectos da segurança psicológica; leva menos de 4 minutos para respondê-las. ‍

1. De uma maneira geral, eu me sinto confortável em trazer novas ideias, ou em fazer perguntas que possam ser consideradas “bobas” perante a equipe?

2. Eu me sinto confortável em expressar a minha opinião, mesmo que divergente, sempre que eu entendo ser necessário?

3. É seguro assumir riscos perante a equipe?

4. Se eu cometer um erro nesta equipe, certamente isso será usado contra mim?

5. Eu me sinto confortável em pedir ajuda aos membros desta equipe?

6. Eu percebo que a equipe rejeita outros por serem diferentes?

7. Eu percebo que alguém da equipe poderia atuar intencionalmente para me sabotar ou minar meus esforços?

8. Os membros desta equipe se tratam com respeito e cordialidade?

9. A equipe disponibiliza de um canal eficiente para que eu possa trazer à tona questões relacionadas às minhas atividades?

10. A equipe precisa tratar de problemas relacionados a “ismos” (racismo, sexismo, etc) e outras ideias preconcebidas a respeito das pessoas?

Confira em nosso instagram nossas últimas publicações, com práticas e comportamentos para desenvolver um ambiente seguro para sua equipe. www.instagram.com/acreditequalidade

Fonte:

Deixe um Comentário