No mundo, mais de 80 países já registraram casos do novo coronavírus, que teve sua primeira manifestação em 2019, na província de Wuhan, na China. Aqui no Brasil, o Covid-19 chegou cerca de dois meses depois. A propagação da doença já tem um forte abalo em diversos setores da indústria e, sem dúvidas, um dos maiores impactos é no setor saúde. A pergunta é: você previu isso no seu planejamento estratégico?
Ontem, dia 20 de abril, fizemos uma transmissão ao vivo em nosso instagram sobre a importância de otimizar o acompanhamento do planejamento estratégico no setor saúde, em tempos de crise, com revisões de ações e metas, uma vez que muitas são as instituições que ainda se deparam com riscos e consequências não previstas, a exemplo da sustentação de suprimentos, saúde do colaborador e mudanças de processos repentinos. Não se deve conduzir os negócios como se nada estivesse diferente. É hora de revisar o planejamento e criar novas barreiras e respostas aos riscos e novos métodos de trabalho.
Na live realizada, deixamos três recomendações práticas, as quais destacamos aqui:
- Se ainda não o fez, estruture seu Comitê de Gerenciamento da Crise Covid19 e o mantenha ativo, diariamente;
- Faça uma análise crítica da sua SWOT e reveja suas metas;
- Paute as decisões da instituição pelo valor (não monetário) – a sustentabilidade das instituições estará muito mais dependente do valor que ela praticar com as pessoas (funcionários, clientes, sociedade).
As ameaças são inerentes a todos e, sobre riscos, existem os que conseguimos prever e evita-los e os que nos surpreendem e nos forçam a atuar rapidamente, como é o caso da pandemia do Coronavírus. Vivemos hoje um momento de atuação forçada para minimizar, o máximo possível, os impactos que o novo vírus traz para dentro das instituições.
Os Hospitais, clínicas e outras instituições estruturaram equipe de crise, têm feito o possível para manter a segurança dos processos e controle do negócio. Ainda assim, tudo parece não ser suficiente, em meio às condições de incerteza e mudanças apresentadas. Em um artigo, disponível aqui, a empresa McKinsey & Company, referência no mercado americano, sugere que a maior parte das empresas será muito vulnerável às consequências econômicas devido as medidas de isolamento social, e sugere duas iniciativas:
- Lançar uma equipe de planejamento antecipado para adiantar-se à próxima etapa da crise.
- Orientar essa equipe a trabalhar em vários horizontes de tempo, usando cinco esquemas.
Conforme imagem abaixo, o artigo sugere que essa equipe se una ao time de crise da instituição.

Para desenvolver esse planejamento antecipado, é preciso encarar a incerteza de frente. A equipe deve trabalhar dentro dos cinco esquemas a seguir:
- Obter uma visão realista do seu ponto de partida.
- Desenvolver cenários para as várias versões do futuro da organização.
- Estabelecer a postura da organização e o direcionamento da jornada como um todo.
- Determinar ações e movimentos estratégicos que sejam robustos nos diferentes cenários.
- Definir os pontos de gatilho que disparam as ações da organização no momento certo.

As instituições de saúde estão no centro da crise; por isso ter iniciativa e agir no momento certo é prioridade, e todos precisam saber disso. A necessidade do exercício de se estabelecer, além do plano de crise, segundo as normas determinadas é um desafio, porém as vantagens são enormes.
A estratégia é e sempre foi um dos grandes diferenciais em tempos de crise, afinal tudo muda o tempo todo e, diante deste cenário, o plano estratégico pode ser a única alternativa para não vivenciar uma nova surpresa e comprometer ainda mais os resultados. Por isso, não espere as novas ondas da crise causada pelo Covid-19, se antecipe às opções possíveis. Siga nossas recomendações, as deixadas aqui ou apresentadas em nossa transmissão online.
A Acredite Assessoria começou a trabalhar a temática do Covid-19 ainda em janeiro de 2020 com seus clientes, parceiros e público. Caso precise de colaboração para atualizar ou realizar a manutenção das suas atividades e plano estratégico, conte com a gente.
Aqui em nosso site, dispomos de materiais para enfrentamento da crise e uma lista de cursos gratuitos para profissionais de saúde. Em nosso instagram, a série de lives continua, clique aqui e nos acompanhe por lá.