No Brasil, dia primeiro de abril é comemorado o Dia Nacional de Segurança do Paciente. Em maio de 2019, durante a 72ª Assembleia Mundial de Saúde, ficou estabelecido que todo dia 17 de setembro será comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente.
A Organização Mundial de Saúde lançou uma campanha global para envolver instituições, profissionais da saúde, pacientes, formadores de políticas públicas, indústria e todos os interessados no fortalecimento da Segurança do Paciente. O objetivo é engajar todos os envolvidos para tornar o cuidado de saúde mais seguro para os pacientes e profissionais.
Envolva sua instituição com uma campanha para a comunidade onde ela está. Sua campanha e participação no Dia Internacional da Segurança do Paciente vai ajudar pacientes a estarem mais conscientes e engajados em seu próprio cuidado.
Em 2019, o tema é: Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde
Slogan: Falemos todos pela Segurança do Paciente!
Em seu site, a Organização Mundial de Saúde (WHO) orienta como as instituições devem conduzir e construir suas campanhas de envolvimento com o tema. Confira clicando aqui.
Como planejar a campanha de segurança do paciente
Uma campanha bem-sucedida deve ter objetivos claros e público-alvo definido. Para este tema, envolva pacientes, famílias, cuidadores, comunidades, profissionais de saúde, líderes do cuidado de saúde e formadores de opiniões.
Planejar e utilizar de forma efetiva os canais que sua instituição dispõe para alcançar a maior audiência possível. Você pode adaptar os materiais da campanha da OMS ao contexto nacional e local, disponíveis aqui em inglês.
O resultado da sua campanha deve ser que todos os segmentos interessados priorizem e mostrem seu comprometimento com a Segurança do Paciente. Planeje eventos e atividades que possam evidenciar comprometimento com a Segurança do Paciente, como palestras de sensibilização e compartilhamento de boas práticas.
Inclua pacientes e pessoas de todos os ambientes de cuidados e pontos de atenção: de administradores a formadores de opinião; farmacêuticos a técnicos de laboratório; de profissionais de saúde ao pessoal de higienização e limpeza. Garanta que a mensagem sobre a importância do cuidado chegue em todos, crie consciência e uma cultura de segurança do paciente que empodere pacientes, profissionais de saúde e líderes para uma comunicação aberta e voltada para a aprendizagem com os erros e que não incentive a culpabilização.
A Acredite está preparando uma campanha com seus clientes e parceiros sobre este tema. Quer ser um parceiro Acredite? Conheça nossos serviços aqui.
Reconhecendo a seguranca do paciente como central na prestacao de atencao a saude e no fornecimento da cobertura universal de saude, a OMS e o Reino Unido lancaram em conjunto o “Global Patient Safety Collaborative”. O objetivo dessa iniciativa e garantir e ampliar a acao global em relacao a seguranca do paciente e colaborar estreitamente com paises de baixa e media renda para reduzir os danos evitaveis aos pacientes e melhorar a seguranca de seus sistemas nacionais de saude. Os Estados Membros concordaram ainda em preparar o caminho para melhores e mais rapidos servicos para condicoes de saude que requerem atendimento de emergencia, incluindo lesoes, ataques cardiacos, saude mental, infeccoes ou complicacoes na gravidez.